(...) O
público "smart" detesta êsses filmes, e os exibidores procuram
servir-lhe, quanto possivel, as ementas da sua predilecção.
A relutância
da gente bem pelas aventuras dos vaqueiros do Oeste americano tem a sua origem
nos seguintes factos:
Em primeiro
lugar, os argumentos das fitas são muito ingénuos e muito parecidos uns com os
outros. Em regra, as histórias giram à volta de três figuras centrais: o bom
vaqueiro, o bandido e a filha do Sheriff, cujo coração ambos pretendem
conquistar. E, em regra também, vence o bom vaqueiro e casa com a menina.
A segunda
razão dessa repulsa é o cavalo habilidoso. (Em quási todos os
"cow-boys" há um cavalo habilidoso com um nome sugestivo). A gente
bem não aprecia êsse género de habilidades. Prefere as de Shirley Temple.
Ainda há uma
terceira razão - o facto de estar estabelecido que os romances de vaqueiros
apenas devem interessar a garotada.
Não
pretendemos sugerir que essa atitude é menos inteligente e digna.
Longe de nós
tal ideia. Na América, no resto da Europa, em toda a parte, acontece a mesma
coisa. Os filmes de "cow-boys" tem um público especial e não parece
justo censurar quem não os aprecia.
Mas, também
nos impressiona o facto de, pelo menos uma vez por outra - ainda que apenas uma
vez na vida - não se deseje sair dos salões elegantes, dos escritórios e dos
palcos, duma maneira geral - dos limites acanhados das quatro paredes dos
estúdios - para respirar, a plenos pulmões, o ar-livre das campinas e das
serranias, que são os imensos campos de pastagem do Oeste, onde os desenvoltos
e sádios "cow-boys" dão largas à sêde incontida de aventura.
Não
contestamos a pulcridade das histórias, mas também não reconhecemos o direito
de as repelir por indesejáveis.
Nas fitas de
vaqueiros há sempre, pelo menos, um elemento precioso: o todo salutar que as
distingue das outras fitas, quer no que diz respeito ao fundo moral dos
desenlaces, quer no que toca à vastidão dos horizontes, que nos dá uma
agradável sensação de ar-livre, quer, ainda, no respeitante ao aspecto saudável
dos intérpretes, adivinhado atravez os rostos queimados pelo sol e a invulgar
destreza de movimentos.
in
Revista "Filmagem", Maio de 1942
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