sábado, 16 de junho de 2012

Vidro flexível abre caminho a novos tipos de ecrã

A empresa americana Corning, que produz o Gorilla Glass (um tipo de vidro muito resistente que equipa muitos smartphones e outros aparelhos electrónicos), apresentou um vidro flexível, que poderá ser usado para criar novos tipos de ecrã.
O Willow Glass tem 100 micrómetros de espessura (sensivelmente o mesmo que uma folha de papel convencional), o suficiente para poder ser dobrado. Poderá servir, por exemplo, para ecrãs com curvaturas acentuadas.

“A espessura, força e flexibilidade do vidro faz com que tenha potencial para que os ecrãs possam ser colocados em torno de um dispositivo ou estrutura”, afirma a Corning. O vidro suporta as tecnologias OLED e LCD, usadas para mostrar imagens em ecrãs, abrindo portas a que seja usado em “smartphones, tablets e computadores portáteis”.

A pouca espessura também poderá permitir que o vidro seja produzido em rolos, de forma semelhante ao papel, numa técnica que agilizará o processo de fabrico.

A empresa adiantou já estar a enviar amostras do novo produto a clientes e, embora afirme que este vidro poderá servir para fabricantes de electrónica de consumo equiparem os seus dispositivos com ecrãs mais finos, uma das aplicações em que a Corning está a “trabalhar activamente” não passa por telemóveis ou tablets, mas sim pelo desenvolvimento de painéis solares flexíveis.

fonte

0 comentários:

Enviar um comentário