segunda-feira, 2 de julho de 2012

Rádio Faneca - Ílhavo, anos 70

Houve em tempos no actual Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo, duas cabines sonoras que passavam música e publicidade aos fins de semana, servindo de entretenimento a quem por ali passeava.
Estas duas cabines de som chegaram a transmitir ao mesmo tempo, mas em horários alternados estipulados pela Câmara Municipal (a frequência emitida era a mesma e os ouvintes também!!!).  Extinta a Cabine de Publicidade Ilhavense, restou a Agência Técnica e mais tarde a Publicidade Vouga, até serem desactivados os serviços do correio e vendido o respectivo edifício, por volta de 1998.
Era no Jardim que as pessoas faziam o chamado picadeiro comendo tremoços e pevides e ouvindo os discos, dedicatórias e a publicidade. A primitiva aparelhagem utilizada era constituída por um microfone, amplificador/misturador de válvulas e apenas  2 colunas altifalantes enormes, embutidas numas campânulas em madeira contraplacado, que ofereciam um som muito bom para a altura, dado ainda não haver estereofonia.
Continue esta viagem pela história aqui

O Centro Cultural de Ílhavo apresenta, em 2012, o Festival Rádio Faneca, uma iniciativa inédita, singular e diferente, de cruzamentos das artes performativas, visuais e da música. Realiza-se no Jardim Henriqueta Maia, em pleno Centro Histórico de Ílhavo, entre os dias 5 e 8 de julho, com entrada gratuita em todas as acções programadas.
MAIS DETALHES

VEJA UM VÍDEO DA RÁDIO FANECA

0 comentários:

Enviar um comentário